Recentemente, a Apple anunciou que os iPhones agora são elegíveis para testar a cobertura direta para celulares do Starlink, da SpaceX, nos Estados Unidos. Este serviço, que está em fase de testes após aprovação da FCC em novembro passado, oferece inicialmente mensagens de texto via satélite, para cliente da empresa T-mobile, com planos de adicionar recursos de voz e dados no futuro. Inicialmente, apenas alguns smartphones Android eram elegíveis, mas agora dispositivos iPhone com a atualização iOS 18.3 podem participar dos testes. 

 

Além disso, a Globalstar, parceira da Apple no desenvolvimento do serviço de emergência via satélite para os iPhones da linha 14, assinou um contrato com a SpaceX para lançar novos satélites em órbita baixa da Terra. O valor total dos pagamentos previstos para essa operação é de US$ 64 milhões, com previsão de lançamento até 2025. A Apple concordou em cobrir 95% das despesas de capital relacionadas a esses novos satélites, incluindo os custos de lançamento, e emprestará US$ 252 milhões para financiar os custos iniciais da operação. Em troca, a Apple terá acesso a 85% da capacidade da nova rede satelital. 

 

Essas iniciativas visam expandir os serviços de conectividade via satélite para os usuários do iPhone, melhorando a cobertura em áreas sem sinal celular e aprimorando recursos de emergência.

O que achou da novidade?